في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
O Profeta Daniel e a Casta Susana é uma pintura a óleo sobre madeira de carvalho pintada cerca de 1508-11 pelo pintor de origem flamenga activo em Portugal no período do Manuelino Francisco Henriques para a Igreja de São Francisco (Évora) e que se encontra actualmente no Museu de Évora.
A pintura O Profeta Daniel e a Casta Susana representa o episódio bíblico (apócrifo segundo os protestantes) em que o profeta Daniel liberta Susana após ter confrontado os seus acusadores e de ter sido provado o falso testemunho destes ao acusarem Susana de adultério. São os acusadores que acabam por ser condenados à morte por lapidação, a pena que pretendiam para Susana, que Francisco Henriques representa numa cena em plano fundeiro. Daniel e Susana estão identificados por uma legenda pintada a dourado com letras góticas junto a cada um e que os identifica por "Santo Profeta" e "Santa Susana".
A Igreja de S. Francisco pertencia ao Convento franciscano de Évora mas servia o Palácio Real que lhe estava adjacente sendo compreensível que a família real a quisesse dignificar dado que nela assistia a celebrações litúrgicas quando estava nesta cidade, o que foi frequente durante a segunda dinastia portuguesa. E foi assim que entre 1508 e 1512 Francisco Henriques se encarregou da decoração desta Igreja, que incluiu, para além do Políptico do Altar-mor, grandes painéis para as capelas laterais com diversas invocações tendo a pintura O Profeta Daniel e a Casta Susana sido uma das obras dessa campanha.